sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Charlie Demerjian diz que o GF100 (Fermi) é uma causa perdida

O senhor Charlie Demerjian do site SemiAccurate publicou outro contundente artigo que rotula o próximo chip gráfico da Nvidia como "difícil de trabalhar, difícil de fazer e incorrigível" ("unworkable, unmanufacturable, and unfixable").

De acordo com Demerjian, a Nvidia esta enfrentando problemas de produção na cada de um digito com o atual GF100 e que o chip gráfico teve sua velocidade reduzida para 600 Mega Hertz e teve 64 dos 512 processadores stream desativados. Depois de três revisões o GF100 não é alegadamente muito melhor que a primeira revisão feita em Setembro (Dizem que a revisão chegou ao máximo de 500 Mega Hertz e com baixo rendimento)

O problema, na visão do Demerjian, e que a Nvidia não fez sua lição de casa, trabalhando em torno dos problemas do processo de 40 nanômetros da TSMC, utilizando chips menores, como os chips gráficos da geração anterior, ganhando experiencia no processo de 40 nanômetros e tendo mais soluções para os problemas enfrentados com o GF100. Enquanto a AMD estava fazendo "quantidades vendáveis" da sua RV740 em 40 nanômetros, em abril do ano passado, ele afirma, a Nvidia só conseguiu distribuir seus chips de 40 nanômetros (GF216 e GF218) para os fabricantes de computadores em agosto com as placas sendo lançadas no varejo somente em Outubro . A Nvidia teve bastante dificuldade para conseguir os chips de baixo custo, com tamanho de 100 milímetros² e em seguida já foi tentar fazer chips de 550 milímetros². A AMD por outro lado, teve tempo suficiente para implementar as soluções aprendidas com o RV740 na sua linha de chips Evergreen.

O resultado, segundo ele, é que o GF100 tem desempenho abaixo do esperado e consumo de energia muito alto, com quantidade de chips funcionais extremamente baixa. Se os custos de um único wafer de GF100 para Nvidia for de 5000 dólares e ele contem apenas 10 chips funcionais por wafer, então cada chip custaria a empresa em torno de 500 dólares, sem contar o resto dos materiais para fabricar a placa. Em contrapartida, o artigo sugere que a versão final do Cypress para a AMD custe em torno de 50 dólares por unidade.

Para fazer as coisas corretamente, Demerjian analisa que a Nvidia teria que refazer o GF100, refazer o projeto e acompanhar cada fornada". Esse processo levaria seis meses, e mesmo que a Nvidia começasse hoje, o GF100 reprojetado iria aparecer quase junto com os primeiros chips gráficos de 28 nanômetros. No final, ele espera que ate o fim do ano veremos uma quantidade limitada do único chip da Nvidia em DirectX 11.

Somente um observação, Demerjian é conhecido por criticar impiedosamente a Nvidia, é claro, de modo que você leve essa noticia com cautela. Mesmo assim, a Nvidia pode ter problemas se a situação for tao grave como ele afirma.

The Tech Report

Falha de segurança no Hotmail: Microsoft esta investigando

A Microsoft disse que esta investigando um problema de segurança no Hotmail que ocorreu nessa semana. Muitos usuários do Hotmail informaram que apos terem efetuado a autenticação em suas contas, eles puderam ver a caixa de entrada de outras pessoas.

A Microsoft emitiu rapidamente uma nota: "a Microsoft esta investigando as informações sobre um limitado numero de casos, na qual os consumidores do Windows Live tiveram acesso a contas de outros consumidores, quando tentaram acessar sua conta através do navegador de internet de celulares e portáteis. A Microsoft leva a serio a privacidade de seus clientes e imediatamente apos saber desses relatos iniciou a investigação."

A empresa não revelou o que ela já descobriu, mas prometeu a tomar as ações apropriadas uma vez que a investigação seja concluida.

Toms Hardware

Rootkit é a causa da tela azul da ultima atualização do Windows XP

No começo desse mês, a Microsoft liberou uma atualização para o Windows XP que imprevistamente deu inicio a ocorrências de BSOD (Blue Screen of Death / Tela Azul) e reinicializações. a Microsoft analisou e descobriu que o problema não tem haver com a atualização, mas sim com um malware.

Os usuários do Windows XP que estão infectados com o Rootkit Alureon devem ter problemas relacionados a travamentos se seguirem o procedimento do Windows Update.

O funcionário da Microsoft, Mike Reavey , escreveu no seu blog no TechNet

“Nos procuramos fornecer para você uma atualização sobre a nossa investigação em curso sobre as questões referentes a "tela azul" que afetam um numero limitado de clientes que instalaram a atualização MS10-015. Estamos trabalhando o tempo todo com nossos clientes, parceiros e varias equipes da Microsoft para determinar a causa desse problema. Nossa investigação concluiu que o problema ocorre porque o sistema está infectado com um malware, especificamente o Rootkit Alureon. Nos fomos capazes de chegar a essa conclusão apos a analise global dos despejos de memoria obtidos das maquinas e extensos testes contra a aplicações de terceiros. O problema é resultado de modificações feitas pelo Rootkit Alureon nos arquivos do núcleo do Windows. o que coloca estes sistemas em instabilidade. Não encontramos problemas de qualidade com a atualização MS10-015 em todos os incidentes investigados. Nossa orientação continua a mesma: os clientes devem continuar a efetuar as atualizações de segurança e se certificar que o seu anti-virus também esta bem atualizado.”

A saída pra remover esse Rootkit é o anti-virus da Sophos

Toms Hardware

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Drivers AMD Catalyst 10.2 chega com grandes alterações

A AMD liberou o novo driver gráfico Catalyst que introduz uma serie de importantes alterações e melhoras. O driver Catalyst 10.2 esta disponível no site da AMD com suporte para Windows 7, Vista e XP em variantes de 32 bits e 64bits.

Tanto o site Anandtech quanto o site PC Perspective noticiaram sobre o driver 10.2, assim como uma previa do que vem no próximo driver 10.3. De acordo com as informações, o lançamento do Catalyst trouxe três grandes melhoras para as configurações de CrossFire Multi-GPU: modulo de atualização de perfis para CrossFire, redução do consumo energético das placas adicionais do CrossFire quando ocioso e suporte Eyefinity a múltiplos monitores para configurações diferentes do CrossFire de HD5970. Graças ao recurso de perfil modular, a AMD será capaz de distribuirá os perfis para CrossFire separado do driver, a Nvidia já faz algo semelhante, por exemplo a atualização da Nvidia para perfis de SLi  para o jogo Mass Effect 2 tem somente 330 Kilobytes.

Outros recursos que estão presentes no driver 10.2 é suporte a saída de áudio via DisplayPort e incremento de desempenho no Dirt2, BattleForge, The Chronicles of Riddick: Assault on Dark Athena e no Unigine demo.

Mais emocionante para usuários de portáteis será o driver AMD Catalyst 10.3, que deve chegar em Março. O site Anandtech informa que o driver será unificado e suportará tanto as placas desktop quanto as placas para portáteis, e a AMD vai continuar com as atualizações mensais de driver. Esses drivers terão suporte a placas desde a Mobility Radeon HD 2000 series ate as atuais, rodando sobre o Windows Vista ou Windows 7. Também, a AMD promete suporte para os "maiores fabricantes de notebook."

O Catalyst 10.3 complementará os recursos do notebooks com um bom numero de adições: múltiplos monitores, correções para a configuração do Eyefinity, controles independentes por monitor, suporte para grupos de múltiplos monitores e "alternador para a configuração de monitores Eyefinity". AMD incluirá suporte a óculos estereoscópicos 3D de terceiros, como também, deve anunciar uma alternativa para o Nvidia Geforce 3D Vision. Nos, na verdade vimos uma demonstração com óculos estereoscópicos 3D em placas gráficas da AMD na CES (Consumer Electronics Show) do mês passado.

The TechReport

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Intel e Nokia juntam forças para fazer uma nova versão do sistema operacional Linux

No ano passado, Nokia e Intel anunciaram que eles deveriam colaborar em alguns projetos, mas ate hoje nenhuma delas ofereceu muitas informações sobre o que esses projetos poderiam ser. Hoje nos conseguimos um pequeno conhecimento sobre o que a parceria Nokia-Intel esta fazendo: Software.

As duas empresas anunciaram na Mobile World Congress (Congresso Mundial de Dispositivos Moveis), que ocorre em Barcelona, Espanha, que estão desenvolvendo um sistema operacional baseado em Linux chamado MeeGo. MeeGo é atualmente uma mistura dos sistemas operacionais Nokia Maemo e do Intel Moblin. Nokia e Intel disseram que sera um sistema com código aberto e que rodará tanto em smartphones e netbooks, com suporte a processadores da arquitetura ARM e suporte aos processadores Intel Atom.

No momento, temos poucos detalhes disponíveis, mas sera interessante ver aonde isso vai. o sistema operacional terá uma melhor oportunidade nos smartphones que nos netbooks. Microsoft domina o mercado de sistemas operacionais de Netbook principalmente por causa da familiaridade do seu sistema.

TomsHardware

ARM e GlobalFoundries falam sobre o processo SoC de 28 nanômetros

ARM e GlobalFoundries escolheram a Mobile World Congress (Congresso mundial de dispositivos moveis), que ocorre em Barcelona - Espanha, para revelar mais detalhes sobre a sua parceria, que tornou-se publica em em Outubro do ano passado.

As duas empresas já anunciaram o desenvolvimento de dispositivos SoC (System-on-Chip) de 28 nanômetros, integrando núcleos do microprocessador ARM Cortex A9. Agora, ARM e GlobalFoundries dizem que suas colaborações abrangerá desde o SLP (super low power) ao HP (high performance) do processo de 28 nanômetros High-k Metal Gate da GlobalFoundries. O processo low-power(de baixo consumo) terá como alvo dispositivos moveis e dispositivos com consumo baixo, enquanto o processo de high-performance(alta performance) serve para "aplicações que requerem performance máxima".

Alem disso, as duas empresas tem compartilhado dados sobre performance e consumo de energia. A GlobalFoundries espera que o seu processo de 28 nanômetros HKMG forneça um incremento de ate 40% no desempenho com o mesmo envelope térmico de produtos de 40 ou 45 nanômetros. Unindo seus conhecimentos, ARM e GlobalFoundries também dizem que podem alcançar um redução no consumo de ate 30 por cento e aumentar em 100 por cento o tempo de vida da bateria.

Esse ultimo comunicado de imprensa indica que veremos esses SoC da ARM produzidos pela GlobalFoundries em smartphones, tablets e em smartbooks. A GlobalFoundries pretende começar a produção em massa dos 28 nanômetros HKMG no segundo semestre desse ano.

TheTechReport

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Intel lançará processadores moveis Huron River com WiMAX integrado.

Foi antecipado os detalhes da proxima geraçao de processadores Intel para plataformas moveis, chamado de Huron River. O Huron River sera feito no processo de 32 nanometros e sera composto de processadores de dois e quatro nucleos, ambos suportando o Intel Turbo Boost.

Alem dos nucleos principais, o Huron River vai integrar varias formas de conectividade sem fio. Bluetooth é uma das tecnologias, como tambem o Wifi e em certos modelos o suporte ao WiMAX estará presente. Tambem terá suporte para a tecnologia de monitor sem fio desenvolvida pela Intel.

A Intel esperá posicionar os processadores Huron River tanto para notebook regulares, quanto para modelos ultrafinos. Ele substituira a plataforma Calpella, que foi lançada em 2009, que foi a setima geração da plataforma Centrino.

Guru3D

Samsung confirma netbook baseado no Google Chrome OS

A Samsung da Australia confirmou que esta desenvolvendo um netbook usando o sistema operacional Google Chrome. No entanto, de acordo com o site Channel News, esse aparelho nao sera incorporado na lista de lançamentos da Samsung para 2010, pelo menos ate o fim desse ano.

Phil Newton, diretor de TI da Samsung Australia, disse ao Channel News que o aparelho terá uma bateria que dura 12 horas, WiFi interno e conectividade 3G, 2 Gigabytes de Memoria RAM e pelo menos 64 Gigabytes de disco rigido. Newton tambem acresentou que o netbook será semelhante ao Samsung PineTrail N210, que tem tela LED de 10.1" polegadas.

O site Channel News nao conseguiu confirmar qual o processador e o chipset, mas especula que o aparelho use o processador Qualcomm's Snapdragon de 1.5 Gigahertz.

Toms Hardware