sábado, 27 de março de 2010

POV lança suas GTX470 e GTX480

AA Point of View conhecida por seus produtos baseados em chips da Nvidia em segmentos diversos (Placa Gráfica, Netbooks e outros produtos para computadores), anunciou o lançamento de suas placas gráficas de ultima geração para entusiastas: a Point of View GTX480 com 1536 MB de VRAM (Memória de Vídeo) e a Point of View GTX 470 com 1280 MB de VRAM.



Essa nova serie de placas não foi beneficiada somente pelo incremento na performance, como também oferece um formidável avanço na imersão dos jogos, graças a nova arquitetura Fermi,. Com uma atualização massiva nos processadores de shader, as Geforces da serie 400 tem um impulso monstro não somente em cálculos 3D, como também em físicas detalhadas e no 'raytracing' em tempo real. A sua GTX480 é equipada com 480 processadores de shader, enquanto a sua irma menor, a GTX470, é equipada com 448 processadores de shader. Tudo graças ao processo de manufatura de 40nm da TSMC.

Isso não só permitiu melhores refrigerações, como também fez sua placa mais energicamente eficiente. o uso de memorias DDR5 ultra rápidas permitiu velocidades acima de 3 Ghz nas memórias. Também, com 1280MB para a GTX470 e 1536 MB para a GTX480, nenhum game será prejudicado. Um poder combinado do DirectX 11 com o CUDA® e o Nvidia PhysX© cria uma performance em jogos que é a prova do futuro. Um recurso novo nessas placas é a opção de utilizar três monitores estereoscópicos 3D para a definitiva imersão nos jogos. Ambas placas são equipadas com duas portas dual link DVI e uma mini-porta HDMI.



Ambos produtos usam a velocidade de operação padrão.
Guru3D

Reviews da Geforce GTX470 e GTX480

Ontem foi o dia oficial de lançamento das placas mais aguardadas de 2010 (até o momento), as Geforces GTX470 e GTX480 pela Nvidia!









Depois de uma sequencia de atrasos e uma grande quantidade de rumores bons e ruins, em grande parte devido ao sigilo da Nvidia até os últimos instantes (inclusive nem as fabricantes parceiras sabiam ao certo suas características)!

Assim, como foi o lançamento oficial, o NDA (acordo de não divulgação) terminou ontem e os reviews puderam ser liberados, assim como as características oficiais dos chips!

A arquitetura Fermi traz os recursos mais novos da informática, como suporte total ao DirectX 11, incluindo unidades exclusivas para o Tesselation e trazendo uma evolução aos jogos. Também traz suporte aos exclusivos recursos da Nvidia, como a versão melhorada do 3D Vision, o 3D Vision Surround, o suporte a PhysX e a computação GP-GPU pela tecnologia proprietária CUDA, pelo Direct Compute do DirectX 11 ou pelo OpenCL.













As especificações dos chips são as seguintes:
Placas GráficaGeforce GTX470Geforce GTX480
Fabricação40 nanômetros
Processadores de shaders448480
Streaming MultiProcessors (SM)1415
Unidades de Textura5660
Unidades de ROP4048
Velocidade Base607 MHz700 MHz
Velocidade dos shaders1215 MHz1401 MHz
Velocidade das Memorias / Dados 837 / 3348 924 / 3696
Memória Gráfica em Megabytes12801536
Interface de Memória320-bit384-bit
Banda de memória em Gigabytes/seg134177

Filtragem de Textura

34 Giga Texels42 Giga Texels
Tamanho do chip23mm x 23mm = 529mm²
Conectores de Energia - PEG2 x 6 pinos1 x 6 pinos + 1 x 8 pinos
Máxima dissipação térmica215 Watts250 Watts
Fonte de Alimentação Recomendada550 Watts600 Watts
Temperatura de Operação em Full em Graus Celsius105°
Suporta HDCPSim
Saídas de VídeoDois DVI Dual Link e 1 mini-HDMI


O projeto original da GTX480 era para ser 512 processadores shaders divididos entre 16 SM (streaming multiprocessors), o que dá 32 processadores de shader por SM!

Porem como o chip é muito grande, junta-se ao fato os problemas da TSMC com os 40 nanômetros, a Nvidia não conseguiu uma produção com muitos chips funcionais por wafer! Pior ainda, outro problema encontrado, com os 512 processadores de stream ativos ela não conseguia estabilizar ele na velocidade de operação idealizada e desejada, ele operava bem somente a 600 MHz, o que faria dele um possível fracasso perante as Radeons HD 5000, sem contar que nessa configuração o chip iria consumir e dissipar muita energia!

A solução foi desativar 1 SM, matando dois coelhos com uma pedrada só (o IBAMA que me perdoe), conseguindo reduzir o consumo e dissipação e ainda aumentando a velocidade de operação base, sera que somente com essa alteração de ultima semana fará a GTX480 ser boa o suficiente perante as radeon HD5000, isso eu não posso adiantar, você precisa ver pessoalmente e tirar sua própria conclusão através dos reviews abaixo!

No futuro, a Nvidia pretende fazer uma nova revisão do chip e talvez nessa revisão ela consiga colocar os 512 processadores stream para rodar na velocidade ideal!

Voltando a arquitetura Fermi, ele deu origem ao GF100. O GF100 é o chip presente nas placas Geforce GTX480 e GTX470! No Futuro dará origem a novos chips destinados aos segmentos mid-eng e low-end!

A Placa de circuitos impressos é feita de 8 camadas e suporta as memorias GDDR5, a placa da GTX480 precisa de no minimo 12 chips (máximo 24 chips) de memória para completar o barramento de 384 bits (cada chip tem 32 bits de barramento) e a placa da GTX470 precisa de no minimo 10 chips (máximo 20 chips) de memória para completar o barramento de 320 bits. A placa tem o tamanho de 10,5 polegadas, o que daria mais ou menos 26,6 centímetros (incrivelmente menor que as Radeon HD58xx), belo trabalho dos engenheiros da Nvidia!

As placas GTX480 tem preço sugerido de 429 libras na Inglaterra, 499 dólares nos EUA e 479 euros na Europa.

Já as placas GTX470 tem preço sugerido de 299 libras na Inglaterra, 349 dólares nos EUA e 349 euros na Europa.

Infelizmente as placas estarão a venda somente a partir do dia 12 de Abril.

Lista de Reviews
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