terça-feira, 13 de abril de 2010

Rumor: Intel planeja um novo socket

A Intel estaria planejando lançar um novo socket para processadores de alto desempenho no terceiro trimestre do próximo ano.

Como parte dos planos da Intel, esse novo socket seria incompatível com os atuais. Os rumores são principalmente de Taiwan e afirmam que a nova plataforma será apelidado de X68 e teria quatro canais de memória DDR3 com suporte de apenas um slot por canal.

Essa configuração ampliaria a banda de memória, mas dificultaria alcançar grandes capacidades de armazenamento, desde que existam somente quatro slots de memória RAM. Porem, o lado bom é o novo chipset com suporte a mais linhas PCI-express.

Continua misterioso qual seria o tamanho do socket ou a quantidade de pinos, mas os rumores sugerem que os primeiros processadores que usariam esse socket tem nativamente oito núcleos (16 thread) baseados na arquitetura Sandy Bridge.

The Inquirer

Fotos das caixas dos AMD Phenom II X6

Aqui nós temos a primeira foto das caixas do aguardado lançamento da AMD, os processadores AMD Phenom II X6, indicando que o lançamento está realmente próximo.

O Phenom II X6 é baseado no núcleo Thuban de 45 nanômetros e será lançado no atual socket AM3. O processador também é compatível com placas com socket AM2+, bastando somente uma atualização de BIOS. o site Expreview forneceu foto de três caixas dos processadores X6, do modelo 1055T.

Os Phenom II X6 terão o recurso turbo, semelhante aos presentes nos Intel Core i5/i7.

O novo recurso será chamado de Turbo Core e permitirá o aumento das frequências operacionais de até três núcleos ativos em até 500 Mhz, se a aplicação não utilizar todos os seis núcleos. Todo o monitoramento e gerenciamento de velocidade/voltagem será exclusivamente manipulado pelo processador (sem precisar de drivers especiais ou aplicativos) e será baseado nas condições operacionais e da demanda de processamento. Quando o consumo de energia for menor que o TDP do processador, a tecnologia ativará o turbo nos três núcleos mais utilizados através do P-state.

Esta abordagem tem mais que uma vantagem. Desde que os núcleos não precisem operar na mesma frequência, cada um será “overclockado” conforme a aplicação necessite. Isto permite que não seja desperdiçada a energia em um “overclock” não necessário. Segundo, quando o Turbo Core esta ativo, a velocidade de operação dos outros três núcleos restantes é reduzido para 800 MHz e a energia que eles normalmente usariam é divida com os núcleos turbinados. Isso permite um “overclock” dinâmico sem exceder o TDP (thermal design power). Finalmente, a tecnologia Cool n' Quiet (CnQ) será funcional mesmo com o Turbo Core.

O Turbo Core estará disponível em todos os Phenom II X6 bastando somente uma atualização de BIOS. Enquanto isto não permite um completo desligamento dos núcleos ociosos, igual ao Turbo Boost, ele representa um passo adiante para a empresa de SunnyVale, Califórnia.

Guru3D


Google planeja liberar o código do codec VP8

A empresa de busca Google está planejando abrir o código fonte do codec que dá força ao Youtube.

O Google tem o controle sobre o codec VP8 desde que finalizou a aquisição da desenvolvedora de codecs de vídeo On2 Technologies em Fevereiro.

Aparentemente o engenhoso plano é de trabalhar com a Mozilla Foundation para suportar o novíssimo codec aberto. O codec já esta disponível no navegador Chrome. O que não está claro e se ele será suportado no Internet Explorer ou no Safari.

Muitas companhias estão lançando suporte em relação ao Ogg Theora e outras pensam que o H.264 é o futuro do vídeo na Internet. Enquanto Youtube, Microsoft Internet Explorer 9 e Apple suportam o H.264, a Mozilla recusou o suporte a H.264 pelos problemas em potencial das licenças.

Liberando o código fonte do codec VP8, o Google forneceria alta qualidade de imagem e uma alternativa livre para o H.264 e outros codecs existentes. Quando o VP8 foi lançado pelo seus inventores na On2, afirmaram que ele poderia fornecer uma "economia de até 50 porcento de banda se comparado com as implementações H.264."

O movimento, tem por trás a FSF (Free Software Foundation), pela morte do Flash e evitar as potenciais tecnologias patenteadas.

O código livre VP8 poderia terminar com as preocupações em relação aos problemas de licenciamento do H.264 e da qualidade do Theora. Porem, a Microsoft nunca foi rápida em adotar padrões abertos e não temos ideia de como a Apple poderia reagir.

Porem, o movimento do Google poderia ser uma boa noticia para Steve Jobs, que atualmente também faz campanhas a favor da morte do Adobe Flash e a substituição por algo que seja mais agradável.

No momento o Google não disse nada oficialmente, mas é aguardado o anuncio para o próximo mês.

The Inquirer

Windows 7 já tem mais de 10% de utilização pelos usuários de internet

Consumidores e empresas estão muito mais calorosos em relação ao Windows 7 do que em relação ao Windows Vista - e os números mostram isso.



De acordo com os dados coletados pela Net Applications, transmitidos pelo Ars Technica, o Windows 7 tem mais que 10 porcento de participação do mercado entre os usuários de internet. Enquanto isto continua representando uma pequena parte da fatia atual de participação do Windows, as comparações históricas mostram que a captação do Windows 7 é mais que o dobro que a do Windows Vista em seus primeiros cinco meses de disponibilidade.

Toms Hardware

Microsoft corrigirá 25 vulnerabilidades no Windows

A Cnet informa que a Microsoft irá liberar 11 boletins de segurança para um total de 25 vulnerabilidades. Divididas entre Windows, Microsoft Office e Exchange, cinco dos boletins são vulnerabilidades criticas, cinco são consideradas importantes e a ultima é qualificada como moderada.

De todos os cinco boletins marcados como critico, bem como as três marcadas como importante, tem como vulnerabilidade a permissão de execução remota de códigos. Já existem códigos para explorar duas dessas vulnerabilidades.

Windows 2000, XP, Vista, Windows 7, Server 2003, Server 2008, Office XP, Office 2003, Office 2007 e Exchange Server 2000, 2003, 2007 e 2010 são afetados e terão correções liberadas já nessa terça-feira.

Toms Hardware