A empresa de busca Google está planejando abrir o código fonte do codec que dá força ao Youtube.
O Google tem o controle sobre o codec VP8 desde que finalizou a aquisição da desenvolvedora de codecs de vídeo On2 Technologies em Fevereiro.
Aparentemente o engenhoso plano é de trabalhar com a Mozilla Foundation para suportar o novíssimo codec aberto. O codec já esta disponível no navegador Chrome. O que não está claro e se ele será suportado no Internet Explorer ou no Safari.
Muitas companhias estão lançando suporte em relação ao Ogg Theora e outras pensam que o H.264 é o futuro do vídeo na Internet. Enquanto Youtube, Microsoft Internet Explorer 9 e Apple suportam o H.264, a Mozilla recusou o suporte a H.264 pelos problemas em potencial das licenças.
Liberando o código fonte do codec VP8, o Google forneceria alta qualidade de imagem e uma alternativa livre para o H.264 e outros codecs existentes. Quando o VP8 foi lançado pelo seus inventores na On2, afirmaram que ele poderia fornecer uma "economia de até 50 porcento de banda se comparado com as implementações H.264."
O movimento, tem por trás a FSF (Free Software Foundation), pela morte do Flash e evitar as potenciais tecnologias patenteadas.
O código livre VP8 poderia terminar com as preocupações em relação aos problemas de licenciamento do H.264 e da qualidade do Theora. Porem, a Microsoft nunca foi rápida em adotar padrões abertos e não temos ideia de como a Apple poderia reagir.
Porem, o movimento do Google poderia ser uma boa noticia para Steve Jobs, que atualmente também faz campanhas a favor da morte do Adobe Flash e a substituição por algo que seja mais agradável.
No momento o Google não disse nada oficialmente, mas é aguardado o anuncio para o próximo mês.
The Inquirer
terça-feira, 13 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário