terça-feira, 19 de janeiro de 2010

[Coluna] Como comprar um computador bom? Parte 1 – Gabinete!


Com a popularização da informática muita gente tem duvida com aquele monte de siglas e nomes confusos, muitos compram pela da marca estampada e levam gato por lebre para casa. Vou explicar como levar um computador bom pra casa em uma serie de colunas!

Hoje vou começar com o gabinete que muita gente chama ele erroneamente de CPU, o gabinete é somente a estrutura de armazenamento seguro das peças, ele não influi no desempenho da maquina diretamente, mas influi na temperatura de operação de seu computador e também pode colaborar numa futura atualização das peças de seu computador!

De preferência pegue computadores com no mínimo 4 baias para CD/DVD-ROM (cada baia é igual ao suporte de um drive de CD/DVD-ROM)!




Ai você me pergunta do por que 4 baias sendo que você não vai colocar/utilizar 4 gravadores/Leitores de CD/DVD? Eu te respondo, pelo tamanho maior desse gabinete ele tem algumas vantagens sobre os compactos de 2 a 3 baias:


ele tem um melhor fluxo de ar, permitindo o computador funcionar melhor refrigerado!

ele permite que os diversos componentes de um computador fiquem mais separados, permitindo alguns de trabalharem mais frios do que os outros!


como ele tem um espaço maior, vai permitir colocar mais dispositivos e/ou placas maiores!


O resto é mais estético, a cor tanto faz, ultimamente a cor branca esta sumida do mercado, raro o caso de encontrar gabinete e periféricos brancos (mouse, teclado), então fica a dica, pegue um gabinete preto!

Atualmente os gabinetes tem na sua tampa do lado esquerdo (para quem vê ele de frente) duas “grelhas” de ventilação, uma na parte superior para ajudar no resfriamento do processador e uma na parte inferior para auxiliar na refrigeração dos circuitos da placa mãe e placa de vídeo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário