A Intel e a Micron Technology anunciaram uma nova era no ramo dos armazenamento, smartphones e tocadores de mídia foi iniciada com a apresentação da tecnologia NAND em 25 nanômetros. Não somente é o menor processo para memorias flash NAND como também é o menor processo para fabricação de semicondutores em geral. Quem disse que maior é melhor?
A parceria entre Intel e Micron sera fabricado pela IM Flash Technologies. O processo de 25 nm permitirá 8 GB de armazenamento em um único chip NAND. O chip tem tamanho de 167mm2(milímetros quadrados) e é tao pequeno que cabe no furo central existentes nos CDs, mas tem 10 vezes mais capacidade que o disco.
Com esse anuncio, os fabricantes poderão colocar mais memoria em seus dispositivos ou usar o espaço vazio para colocar novos recursos. No caso, o numero de chips necessários para fornecer a mesma quantidade de armazenamento será cortado pela metade. Um exemplo, um disco SSD (Solid-state drives) de 256 GB usam 64 chips NAND. agora requer somente 32 chips. um flash card de 16 GB agora precisará de 2 chips somente e um Smartphone com 32 GB precisará de somente 4 chips agora!
Tom Rampone, vice presidente e gerente geral da Intel NAND Solutions Group, disse que com o novo processo de 25nm poderá aumentar o nível de adoção dos SSD, "Através de nosso investimento continuo na IMFT nos entregaremos tecnologia de ponta e produção que permita uma melhor relação custo-eficiência e uma memoria NAND confiável"
Atualmente é somente uma amostragem dos 25nm e o plano é iniciar a produção em massa no segundo trimestre de 2010.
Toms Hardware
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário